MET Gala 2014 | Sobre as Críticas

terça-feira, maio 06, 2014



Parece-me que 90% da população portuguesa, que anda a comentar pelas redes sociais os vestidos que as celebridades levaram ontem ao MET, continua sem perceber o que significa uma gala do MET. Lembro-me que, no ano passado, grandes críticas foram tecidas em volta do look da Sarah Jessica Parker, tudo porque não entenderam o tema do baile, conforme expliquei neste post.

Como é óbvio a gala do MET não é como tantas outras. Primeiro, é uma gala sempre associada à moda como arte. Aqui o dress code é a imaginação, levar o tema ao mais alto nível sem imposições ou obrigatoriedade de só se poder usar vestidos ou determinada cor. Nesta gala a expressão artística de cada um é que vale. Se há algumas pessoas que optam pelo certinho outras há que optam pelo arrojado. Mas daí a serem criticadas por uma multidão de gente que não entende nem nunca entenderá os meandros da moda é algo que me dá voltas ao estômago. Na moda, na arte em geral, não há barreiras incontornáveis. Como li algures, os momentos mais memoráveis da moda aconteceram quando alguém desafiou as fronteiras do convencional. Não critico a crítica em si, mas o facto da crítica ser gerada por pessoas que não entendem nem nunca entenderão a individualidade e a expressão únicas de cada um. Mas como costumo dizer, a moda, a arte, está ao alcance de todos mas não é para todos. xx***

Nota:  Esta gala dá início à abertura da exposição anual de moda do museu. Este ano, a exposição intitulada "Charles James: Beyond Fashion" apresentará a carreira e obras do estilista que nasceu em Londres mas que ficou conhecido por ser o pioneiro da Alta-Costura nos Estados Unidos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Mas mesmo assim todos nós temos o direito a achar feio ou bonito. Em teoria eu não poderia concordar mais contigo, mas na práctica venhamos e convenhamos, quantas das senhoras pertencentes ao star system que estiveram presentes na MET gala deste ano vestiram algo PORQUE foi o que lhes ditou a sua criatividade, a sua originalidade, a sua expressão artistica e o seu gosto pessoal? Nopes, vestiram o que a sua ou o seu stylist lhes disseram que deviam vestir. E sendo assim, para mim abrem a porta a qualquer tipo de critica, vindo de qualquer tipo de pessoa, pois apenas demonstram que entendem tanto do assunto quanto aqueles que os criticam, looool. E detestei o vestido da minha adora Lupita, espero mesmo que NÃO tenha sido ela a escolher aquele pavor eheheheh.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe